20.11.10

Sésamo !



A frase mágica usada por Ali-Babá em As Mil e Uma Noites era a senha para que a porta do esconderijo dos 40 ladrões se abrisse automaticamente. Ele ouviu por acaso a expressão correta para entrar no local. Mais do que o mistério de como essa espécie de controle remoto das arábias funcionava, a frase guarda outro segredo: o que é sésamo? Na verdade, a expressão “abre-te, sésamo” é uma metáfora que significa “abre-te como um sésamo se abre”. O sésamo em questão é, no português de Portugal, o gergelim, planta que se abre devagar liberando suas sementes (aquelas que vêm em cima do Big Mac). Assim, o que Ali dizia ao chegar em casa era: “Abre-te, gergelim”. A confusão acontece no Brasil, porque as traduções da história que chegaram aqui, no século 19, estavam em português europeu.
Segundo uma lenda assíria, quando os deuses se reuniram para criar o mundo, beberam vinho feito a partir de sementes de sésamo.
As sementes de sésamo são não só uma fonte muito rica em manganês e cobre, como são também uma boa fonte de cálcio, magnésio, ferro, fósforo, vitamina B1, zinco e fibra alimentar. Além destes importantes nutrientes, as sementes de sésamo contêm duas substâncias específicas: a sesamina e a sesamolina.
Ambas as substâncias pertencem a um grupo de fibras benéficas específicas, as lignanas, que se demonstrou possuirem um efeito de redução do colesterol nos seres humanos, e que evitam a pressão alta e aumentam o fornecimento de vitamina E nos animais. Descobriu-se também que a sesamina protege o fígado contra danos oxidativos.
E, de lá para cá, ninguém se lembrou de perguntar: afinal, quem é esse tal de “Sésamo¨ ?
Bjs,
Ser Estranho Ser!


4 comentários:

Marilu disse...

Querida amiga, linda história, não conhecia. Tenha um lindo final de semana. Beijocas

chica disse...

Adorei ler essa história!Linda! um lindo domingo,tudo de bom,chica

orvalho do ceu disse...

Olá,
Ainda bem que gosto muito de biscoitos com gergelim...
Estou fazendo uma semana de reflexões com textos sobre o silêncio, acompanha,tá?
Saudações com votos de paz e alegria no final do Domingo.
Bjs

Empório Bruxaria disse...

Historia interessante, não tinha nenhuma idéia de onde seria a origem da palavra e da expressão.